TRÊS REFLEXÕES QUE VOCÊ DEVE FAZER ANTES DE ESCOLHER UM RAMO OU ÁREA DE ATUAÇÃO PARA O SEU NOVO NEGÓCIO

O sonho de muitos é empreender. Sonham em ser os donos do próprio nariz e prosperar financeiramente.

A internet está abarrotada com exemplos de empreendedores que largaram tudo e hoje estão muito bem de vida. Além de inúmeros cursos que te ensinam “passo a passo” como ter sucesso, na maioria das vezes em negócios digitais.

Toda esta carga de informação motiva muitos a iniciar um negócio. Alguns por necessidade e outros por oportunidade (Não quero entrar nesta seara da oportunidade x necessidade agora. Isto é assunto para outro momento).

Nada contra os cursos digitais e exemplos inspiradores.  Pelo contrário, muito a favor. Por conta da internet o conhecimento está chegando em todas as cidades do Brasil, onde antes ficava mais restrito às capitais e médias cidades.

O que quero aqui é contribuir minimamente para você, que está pensando em empreender, faça sua escolha correta. Vejo muitos negócios sendo criados atendendo somente o “o que gosto de fazer”. Adoro café, logo vou montar uma cafeteria. Daí vão atrás de informações de como montar, onde etc.

Muita gente perde dinheiro por inexperiência do mundo empreendedor e até um certo romantismo nas tomadas de decisões. Então, discorrerei abaixo com um checklist mínimo de 3 reflexões que você terá que fazer antes de escolher um ramo ou área de atuação do seu novo negócio.

1. PAIXÃO

Pensando nas ideias que passam pela sua cabeça sobre o que fazer, você precisa checar se gosta do ramo de atividade. Por exemplo, não basta gostar de pizza e saber fazer uma boa pizza. Aquela que toda a família elogia quando comem. Você tem que gostar de trabalhar na pizzaria. Lidar com clientes, procurar fornecedores, divulgar o restaurante. Ter orgulho do que está fazendo e prazer diariamente ao ir ao seu estabelecimento trabalhar. Talvez o que menos você fará sendo dono de pizzaria é pizza. Parece óbvio, mas não é tanto.

Tenho um amigo que comprou uma padaria, pois a mulher é nutricionista, e em 3 meses estava reclamando que era uma prisão, que tinha que acordar cedo, que não tinha fim de semana etc. Ora, tudo isso era previsível antes de investir seu tempo e dinheiro.

Então, você tem paixão pelo que está se dispondo a fazer?  Se você trabalhasse de graça (e é bem provável que por um tempo trabalhará de graça) mesmo assim seria agradável esta atividade?

Lembre-se, a jornada sendo prazerosa os resultados tendem a aparecer. Crie um negócio que você se divirta.

2. TALENTO

Você é bom no que pretende empreender?

Vejo muitos empreendendo em ramos que não tem habilidade simplesmente porque está na moda este segmento. Claro que se você tiver paixão a habilidade será desenvolvida, porém você deve observar as competências que precisa para um negócio dar certo e, se você não as tiver lembre-se que o negócio precisa destas competências para ter sucesso.

Uma vez estava dando um treinamento em uma grande universidade e fomos almoçar no restaurante interno. Restaurante grande e muito bem atendido. A recepção era feita por uma pessoa extremamente simpática e atenciosa que coordenava tudo. Logo a identifiquei como o proprietário.

Ao final do almoço perguntei a ele há quanto tempo ele tinha este restaurante e para o meu espanto respondeu que não era o dono. Disse que o dono era muito tímido e o havia contratado para fazer as honras da casa. Neste momento ele o apontou junto ao balcão das comidas. O dono estava ajudando a repor as saladas.

Ora, o proprietário sabe no que ele é bom e também conhece suas limitações. É preciso maturidade para reconhecer. Uma vez reconhecido, as peças se encaixam.

Seja o melhor no que você tem habilidade, mas não se esqueça de suprir suas limitações.

3. RESULTADO

Esta área que pretende empreender, no modelo de negócio que escolheu, tem possibilidade de chegar a um RESULTADO ($$) realmente interessante e motivador? Dinheiro é muito importante na hora de tomar uma decisão e é preciso saber se há a possibilidade de você ganhar o quanto que deseja nesta nova atividade.

Há muitos empreendedores que construíram negócios que, pelo próprio formato, tornou-se limitado. Logo, se você está pensando em transformar um hobby em negócio, pense nisto. E pense em torná-lo escalável.

Se a sua ideia sobreviveu a este checklist suas chances de sucesso aumentaram incrivelmente.

Claro que tem muita coisa ainda a fazer para minimizar os riscos, mas isso é história para outro dia.

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Grande abraço

Paulo Sanchez

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