COACHING X OUTRAS ABORDAGENS

É muito comum quando me deparo com novos clientes um desconhecimento a respeito dos objetivos do coaching. E, em decorrência disso, uma confusão com outras formas de abordagens  que visam auxiliar o ser humano a ter maior qualidade de vida ou buscar mais resultados.

Normalmente, dependendo da profissão e experiências desta pessoa, a confusão se fará mais com um tipo do que com outro. Exemplo: Se é um empresário, ao ouvir falar de coaching há uma tendência de confundir com consultoria  ou treinamento.

Os consultores não agem diretamente na pessoa do empreendedor e sim na empresa e seus  processos . Normalmente  eles são especialistas em uma área e são pagos para darem respostas, ao invés de perguntas. Finalmente, são comprometidos com a performance organizacional  e não com o aperfeiçoamento da pessoa.

Já o treinamento é o meio de se conseguir habilidades ou conhecimento através de vivências, estudo ou ensino e o treinador é o especialista. O coaching é perto disto, porém se diferencia nos sentido de que o cliente  é o especialista. As respostas dos seus resultados estão nele.

Quando o cliente vem do ambiente executivo, a dúvida se dará com “mentoring, counseling ou agenciamento”.

Muitas empresas utilizam estes termos erroneamente.

Mentoring” é um processo de ajuda em que uma pessoa mais experiente na organização “adota” o executivo para orientá-lo na escalada da sua carreira.

Counseling” ou aconselhamento é a modalidade em que o cliente busca conselhos para resolver determinado problema, diferente do coaching que dará perguntas.

Agenciamento é quando os clientes buscam orientação para se recolocar no mercado de trabalho. Seja como se sair bem em uma entrevista, como se vestir ou se portar melhor . O coaching é muito utilizado para se recolocar no mercado, porém sob outra abordagem que é descobrir suas potencialidades para se colocar naquilo que o deixe mais feliz, tanto do ponto de vista financeiro quanto de alinhamento com seus valores e habilidades.

E, por fim, a grande dúvida de modo geral se dá com a terapia.

Terapia busca alívio de sintomas psicológicos ou até físicos, se já tiver somatizado.

Na terapia o cliente busca a saúde mental enquanto o coaching  ele busca o crescimento mental . Coaching não corrige e sim gera alternativas.

A terapia consiste em ajudar as pessoas a superarem fatos ou acontecimentos que ocorreram no passado e que interferem negativamente no presente.

O coaching, o ajuda a estabelecer o que quer no futuro e o que fazer no presente para atingir.

Utilizando uma forma metafórica que acredito seja esclarecedora, “Enquanto a terapia é a mãe, o coaching é o pai”.

Qual das formas acima gerará um impacto mais positivo nos teus resultados?

Não importa qual, o importante é que aja, comece já e se transforme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *